• Tudo de bem para você

blog | novidades

15 mai

Grande parte das tensões musculares podem estar associadas com um estilo de vida estressante ou atividade física excessiva e tem englobado uma vivencia constante do homem moderno.

 

O estresse é considerado como uma excessiva mobilização de energia psíquica e física, reunida no intuito de promover adaptação às demandas do meio onde está inserido, ou seja, aquela famosa sensação de “pressão”. 

 

De modo geral, os agentes estressores podem ser classificados como físicos ou psicossociais, qualquer evento que possa alterar a rotina diária do indivíduo como estresse no trabalho, provas, mudança de residência, nascimento de filhos. As respostas ao estresse podem ser de natureza cognitiva, comportamental, afetiva ou fisiológico, englobando desde estado de apatia, insatisfação, fadiga, e ansiedade.

 

O sistema nervoso não é muito bom em distinguir a diferença entre ameaças física e emocionais. Se você estiver super estressado devido à discussão com algum amigo, prazos no trabalho, ou montanhas de contas para pagar, seu corpo pode reagir tão fortemente como se estivesse lidando com uma situação de vida ou morte. E quanto mais seu sistema de estresse de emergência é ativado, mais fácil se torna seu gatilho e mais difícil se torna desligar. Assim, em estado de estresse o corpo pode responder com tensão muscular, dores de cabeça tensionais, apertar os dentes, ou dores nas costas ou no pescoço. 

 

Como melhorar sua capacidade de lidar com o estresse?

 

Mova-se

Aumentar o seu nível de atividade é algo que pode fazer para ajudar a aliviar o estresse e começar a se sentir melhor. O exercício regular pode elevar o humor, além de servir como uma distração das preocupações, permitindo que você rompa com o ciclo de pensamentos negativos que alimentam o estresse. E exercícios físicos como nadar, caminhar, ou dançar são eficazes por promoverem a liberação de endorfinas que aumentam a sensação de bem estar.

 

Conecte-se com pessoas 

O simples ato de conversar face a face com outra pessoa, seja um amigo ou um parceiro, pode desencadear hormônios que aliviar o estresse quando está se sentindo agitado ou inseguro. Mesmo apenas uma breve troca de palavras gentis ou um  olhar amigável de outro ser humano pode ajudar a acalmar seu sistema nervoso. Portanto não deixe que as responsabilidades da vida o impeçam de ter vida social. 

 

Envolva seus sentidos 

Outra maneira rápido de aliviar o estresse é envolver um ou mais dos seus sentidos, visão, audição, paladar, olfato, tato ou movimento. Ouvir uma música faz você se sentir calmo? Ou sentir o cheiro de um café passado? Ou talvez fazer uma massagem relaxante? Todo mundo responde às sugestões sensoriais de maneira diferente, então experimente e descubra o que funciona melhor em você.

 

Aprenda a relaxar 

Você não pode eliminar completamente o estresse da sua vida, mas pode controlar o quanto isso afeta você. Técnicas de relaxamento, como Yoga, meditação e respiração profunda, ativam respostas de relaxamento do corpo, um estado de relaxamento. Quando praticadas regularmente, essas atividades podem reduzir seus níveis de estresse e estimular sentimentos de serenidade e alegria. Eles aumentam sua capacidade de mantera a calma e agir sob pressão. 

 

Alimente-se de forma saudável

A comida que você come pode melhorar ou piorar seu humor. Uma alimentação baseada em alimentos processados, carboidratos, açúcar refinado, pode piorar os sintomas de estresse. Enquanto uma dieta rica em frutas, vegetais frescos, proteínas de alta qualidade e ômega-3 ajudam a lidar melhor com os altos e baixos da vida. 

 

Massagem relaxante         

A massagem é comumente utilizada como recurso para lidar com o estresse, além de promover redução das dores musculares também podem auxiliar no alívio do estado de estresse, bem como ansiedade e depressão. A massagem auxilia no relaxamento muscular pois promove aumento da temperatura e melhor vascularização do músculo, trazendo relaxamento e maior complacência muscular (flexibilidade).

Além disso a massagem está associada com redução do cortisol (hormônio do estresse) e aumento do nível de BDNF, neurotrófico que se encontra alto em estado de estresse, redução da freqüência cardíaca e da pressão arterial, por isso vivenciamos a sensação de bem estar. Assim, a massagem pode promover tanto alívio físico como emocional, beneficiando tanto o corpo, como a mente. 

24 abr

Óleos essenciais são substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis pelos seus odores aromáticos. São altamente concentrados, voláteis e 100% puros. Uma ferramenta poderosa, além de prazerosa, para a manutenção da saúde e bem-estar.

 

Quando aplicados na pele, os óleos essenciais entram pelos poros e vão para os vasos sanguíneos que irrigam a derme. Depois seguem para a corrente sanguínea, o sistema linfático, os músculos e os órgãos.

 

Quando o óleo essencial é inalado, o cheiro entra no nariz e as células olfativas captam as moléculas aromáticas por meio dos cílios, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico. Quando os impulsos chegam, o sistema límbico, uma espécie de arquivo de cheiros e sensações, reconhece as moléculas aromáticas e as identifica. É por isso que certos cheiros afetam nosso humor e desperta lembranças. O sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo, que a repassa para a hipófise. Daí, essa informação vai para as outras glândulas e influência a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.

 

As moléculas aromáticas que entram pelo nariz também seguem pelas vias respiratórias até o pulmão. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas. De lá, as moléculas vão para o sangue junto com o oxigênio.

 

Conheça a utilidade de 4 poderosos óleos essenciais:

 

* O óleo essencial de Hortelã-Pimenta é excelente para dores musculares, além de dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas respiratórios.

 

Se sentir dor de cabeça, massageie as têmporas usando creme neutro associado com algumas gotinhas de óleo de hortelã. Para dores musculares experimente fazer uma massagem local com a mesma mistura.

 

O óleo essencial de Hortelã Pimenta não deve ser usado por grávidas, recém-nascidos, crianças com menos de 5 anos, pessoas com epilepsia, histórico de cardiopatia ou em tratamento homeopático. Evitar usar à noite, pois pode causar insônia.

 

Vale lembrar que, assim como outros óleos essenciais, não deve ser aplicado direto na pele, deve ser sempre diluído em creme neutro ou óleo carreador.

 

* O óleo essencial de Tea Tree ou Melaleuca é um poderoso antifúngico, antivirótico e antibacteriano e um dos únicos que pode ser utilizado puro sobre a pele (além dele, somente a Lavanda).

 

Nas micoses de unhas o Tea Tree deve ser utilizado puro, sobre a unha afetada e também nas unhas próximas para evitar que o problema se espalhe.

 

Você também pode colocar uma bolinha de algodão dentro dos calçados com uma gota de Tea Tree e guardá-lo assim: o procedimento evita a proliferação das bactérias causadoras do mau-cheiro.

 

Na pele, o Tea Tree também é poderoso contra cravos e espinhas, além de picadas de insetos. 

 

* A Lavanda é calmante, equilibradora das emoções (ou seja, acalma e anima, regulando o sistema nervoso).

 

Para casos de insônia, por exemplo, é aconselhável pingar uma gota do óleo essencial de lavanda no travesseiro, e o aroma ajudará a equilibrar e a restaurar o sono. 

 

Já em casos de estresse, ansiedade e desânimo, pode-se pingar uma gotinha do óleo essencial nas têmporas, ou pulsos, e o aroma ajudará a restabelecer as emoções, de forma suave, a fim de recuperar a saúde emocional.

 

* O óleo essencial de Eucalipto é poderoso contra problemas respiratórios, com efeitos anti-séptico, antivirótico e expectorante.

 

Use-o nos difusores aromáticos, assim o aroma do eucalipto espalha-se no ambiente, e penetra no organismo por via aérea; ou em massagens, principalmente na região das costas e peitoral – o aroma forte relaxa o peito e pode aliviar a congestão.

 

O eucalipto possui ainda propriedades antibacterianas e estimula o sistema imunológico.

 

Lembramos que os óleos essenciais devem ser 100% puros e naturais. Essências são imitações sintéticas dos compostos encontrados naturalmente nos óleos essenciais, mas não possuem efeitos terapêuticos e podem causar sensibilidade e irritação na pele. Se o óleo essencial não for puro, de uma marca conceituada e que garante sua origem, não traz benefícios.

20 mar

Para garantir a pele do rosto jovem e bonita, é preciso tomar alguns cuidado dia a dia, como manter uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais, e apostar em uma boa hidratação. Além disso, seguir uma rotina de limpeza e hidratação da pele é fundamental.

 

Lave o rosto

 

Manter o rosto livre de impurezas e resíduos é essencial para manter a pele saudável.

 

Lavar o rosto duas vezes ao dia é importante para evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A primeira lavagem pode ser feita de manhã, eliminando a oleosidade natural produzida durante o sono. E a segunda no final do dia, retirando a poluição, impurezas e maquiagem. Utilize sabonete neutro ou específico para sua pele. 

 

Lavar o rosto mais que duas vezes por dia não é recomendado, pois estimula a produção de oleosidade, assim com utilizar água muito quente. 

 

Retire a maquiagem 

 

Base, corretivo, pó e blush são alguns produtos mágicos que deixam as mulheres mais linda durante o dia, mas podem ser prejudiciais à noite se não forem removido adequadamente. A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, promovendo o envelhecimento precoce da pele. 

 

Para deixar o rosto bem limpinho, utilize demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com sabonete.

 

Esfoliante 

 

Aplicar um esfoliante uma vez por semana ajuda a remover as células mortas, evitando a formação de cravos e deixando a pele pronta para receber o tratamento adequando. Este procedimento é fundamental para quem tem a pele mais oleosa. 

 

Hidrate

 

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação. Pessoas com pele oleosa devem preferir produtos iil-free ou em gel para evitar o aumento da oleosidade. Enquanto que tem pele seca deve apostar na hidratação da pele. 

 

Proteção solar

 

O Sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias. Por isso proteger-se dele diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique pela manhã e reaplique durante a tarde para garantir a eficácia do produto. 

 

Limpeza de pele 

 

A limpeza de pele realizada por um bom profissional permite remover de forma profunda as impurezas, espinha e cravos. Especialistas sugerem uma frequência de a cada dois meses para peles normais e uma vez por mês para peles oleosas. Uma boa limpeza de pele promoverá a desintoxicação da pele, e um aspecto mais saudável e uniforme. 

20 fev

Florais

Rescue Remedy

Rescue Remedy é o floral emergencial de Bach que resgata e restabelece o equilíbrio. É utilizado por pessoas de todo mundo para oferecer apoio incondicional nos momentos difíceis que temos que enfrentar. Socorre em situações de sofrimento do corpo ou tormentos mentais e emocionais.

 

É a combinação de cinco essências florais: Impatiens (para a agitação, a tensão e a irritabilidade que provoca dor ou nervosismo), Clematis (para a sensação de tontura, desmaio e confusão mental), Cherry Plum (para o sentimento de perda de controle, a histeria), Star of Bethlehem (para aliviar os efeitos do choque) e Rock Rose (para o medo extremo, terror e pânico).

 

Estas essências florais combinadas são ideais em situações agudas, tais como acidentes, medo de falar em público, nervosismo devido a um exame ou uma consulta ao dentista, antes de fazer uma cirurgia, quando se recebe alguma notícia ruim – várias situações estressantes que nós encontramos em nosso dia-a-dia. O Rescue Remedy pode nos trazer calma e harmonia nestas ocasiões.

 

Enfim, o Rescue é relaxante e você pode usar a qualquer hora e em qualquer lugar, importantíssimo para se ter sempre à mão, pois nos tranqüiliza em várias situações.

 

O Rescue é o floral mais usado em todo o mundo. Mas outras essências podem ser indicadas de acordo com o tipo de personalidade, bem como as emoções vivenciadas em determinado momento da vida.

16 jan

Auxiliando o acesso à consciência através do uso da energia.

 

Você já ouviu falar nas Barras de Access? Trata-se de uma ferramenta energética de expansão da consciência criada em 1990 pelo norte-americano Gary Douglas, fundador do Access Consciousness. Hoje, a técnica está presente em 173 países e tem sido utilizada por mais de 30 mil pessoas nos últimos 25 anos. Há quatro anos, chegou por aqui e tem sido cada vez mais falada nas redes sociais brasileiras.


O slogan de Access Consciousness diz: “Empoderando as pessoas a saberem o que já sabem”.


A terapia das Barras de Access é primeira e mais popular destas técnicas e propõe uma mudança de vida através da liberação de energias acumuladas no campo energético das pessoas - a maior parte delas atuando em nível inconsciente nas mais diversas áreas da vida.


COMO FUNCIONAM AS BARRAS DE ACCESS?

 

Ao todo, as Barras de Access são 32 pontos mapeados ao redor da cabeça por onde correm estas energias. Cada um deles corresponde a um aspecto do comportamento humano e de como a pessoa se relaciona com eles, tais como: dinheiro, controle, poder, criatividade, corpo, sexualidade, tristeza, alegria, bondade, paz e calma, entre outros. Estes pontos armazenam o componente eletromagnético de todos os pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças que as pessoas têm sobre qualquer coisa. E é isso o que bloqueia o fluxo livre da energia vital, que possibilita a auto-realização pessoal.


Na prática, por exemplo, poderíamos citar a dificuldade de alguém que, apesar de trabalhar bastante, tem problemas com sua prosperidade material e acaba se relacionando mal com dinheiro, tornando-se pouco realizada nesta área – o que é bastante comum com a maioria das pessoas. Isso acontece porque muitas vezes, desde pequenos, ouvimos expressões como: “Dinheiro é sujo!”, “Seu pai não é rico!” ou “Isso não é para você!”. Estes pensamentos se acumulam no subconsciente, alterando a energia original da pessoa – o que limita a percepção que ela tem e cria a separação da consciência universal por crenças de não-merecimento. É isso o que gera dificuldades para ela ter e receber tudo o que esteja relacionado com sua prosperidade material. O mesmo processo serve para crenças de quem tem dificuldades de emagrecer ou de se relacionar com o próprio corpo, com a sexualidade, com a própria raiva, entre outros fatores.


Com as barreiras energéticas diluídas, após a aplicação da técnica, permite-se a livre circulação do fluxo de energia natural, sem julgamentos – seja sobre si mesmo, em relação aos outros ou dos outros em relação a você. Entrar neste estado de unidade, através da percepção de uma vida mais consciente, é a chave para criar a realidade que cada um deseja para si.


Quem passa pela sessão, que dura aproximadamente 50 minutos, costuma entrar num profundo estado de relaxamento, chegando a adormecer muitas vezes. Quando o atendimento termina, é comum a sensação de leveza e empoderamento, como se o ego que controla as nossas mentes estivesse mais dissolvido e o acesso à consciência, mais facilitado.

 

Novidade aqui no Zamboê! Agende seu horário!

Rua José Borges da Costa, 575 | Alto da Boa Vista
CEP: 14025-660 | Ribeirão Preto | SP

(16) 3877-2580 | 3877-2581

contato@zamboesan.com.br

Seg a Sex das 08hs às 21hs;
Sábado das 08hs às 14hs;

siga nas redes sociais:

whatsapp:

16 99623-2644